O entorse do tornozelo é uma lesão frequente em praticantes de atividades físicas. Ocorre quando o tornozelo vira, torce ou gira bruscamente causando um dano nos ligamentos do tornozelo.

Logo no momento da lesão a dor pode ser intensa, o inchaço é instantâneo e pode impedir o indivíduo de continuar suas atividades.

Estão mais expostos a entorses pessoas com  ligamentos frouxos, músculos fracos, atividades em pisos irregulares, calçados inadequados, atividades de alto impacto, pisada supinada, pisada pronada, esportes que exijam movimentos de rotação bruscos.

Também é fator de risco para o entorse o tratamento inadequado de entorses anteriores. Ao não realizar o tratamento adequado, paciente pode evoluir para quadro crônico facilitando a ocorrência de novos entorses.

Em consulta médica será realizado uma história clínica e exame físico detalhados identificando o mecanismo do acidente e a localização da dor. Exames como radiografias, ultrassonografia e até mesmo a ressonância magnética podem auxiliar a descartar diagnósticos diferenciais como a fratura do tornozelo, lesões ligamentares e lesões em cartilagem articular respectivamente.

O tratamento é realizado com uso de medicamentos anti inflamatórios, imobilização e crioterapia. Em casos mais graves pode ser necessário manter sem pisar com membro lesionado por algum período de tempo e fisioterapia. Os procedimentos cirúrgicos são indicados em condições mais graves como lesões ligamentares completas, instabilidade do tornozelo e lesões condrais (na cartilagem).

O aquecimento antes da prática esportiva, atenção com pisos irregulares, calçados adequados, fortalecimento muscular ou até mesmo órteses de estabilização podem prevenir estes acidentes.

 

 O instituto APEX é especializado no diagnóstico e tratamento integrado de lesões associadas à prática de exercícios. Marque uma consulta

 

.

Textos relacionados